Grupo de pessoas passando tempo juntos

5 coisas para gastar dinheiro sem culpa

7 de março de 2022

Redação N26

Gastar dinheiro com sabedoria não significa só apertar aqui para sobrar lá. Veja como usar seu dinheiro em certas coisas que podem te deixar mais feliz - instantaneamente ou a longo prazo.

Dinheiro não traz felicidade, certo? Mas gastar dinheiro com sabedoria (e sem culpa) pode te deixar muito feliz. Com isso em mente, aqui vão 5 sugestões de coisas com as quais você pode gastar dinheiro sem se culpar.

Elas vão contribuir muito para aumentar sua felicidade geral a curto, médio e longo prazo.

Como gastar dinheiro com desenvolvimento e autocuidado ​

Seu estado de espírito interfere 100% em como você se relaciona com o mundo. Isso significa que gastar dinheiro para melhorar seu bem-estar geral é geralmente um grande investimento. Aqui estão algumas coisas para investir que podem ajudar tanto física quanto mentalmente - para que você possa ser a melhor versão de si mesmo.

Seu estado de espírito interfere 100% em como você se relaciona com o mundo. Isso significa que gastar dinheiro para melhorar seu bem-estar geral é geralmente um grande investimento. Aqui estão algumas coisas para investir que podem ajudar tanto física quanto mentalmente - para que você possa ser a melhor versão de si mesmo.

Exercite-se - fazendo o que gosta

Você já cansou de ler que exercícios regulares não apenas mantêm seu corpo em boa forma, mas também fazem maravilhas para sua saúde mental. Para que eles façam parte da sua vida de verdade, no entanto, é importante que você também aproveite o momento de se exercitar. 

Se a sua ideia de ir à academia duas vezes por semana dá preguiça, pense em esportes ou atividades físicas que você realmente gosta de praticar. De ioga e pilates a escalada, bambolê a aulas de dança, há muitas maneiras diferentes de fazer exercícios semanais. É só descobrir o que funciona melhor para você.

Coma melhor

Comer bem é essencial para sua saúde. E comida boa e saudável não é cara (ou não deveria ser). No curto prazo, vegetais e outros alimentos ricos em nutrientes podem parecer mais caros, mas a recompensa vale a pena. Além disso, se você se planejar e começar a preparar suas refeições com antecedência, vai acabar economizando dinheiro com aqueles momentos em que "não tem nada para comer em casa".

Alimente sua mente

Investir no seu corpo é importante, mas também é fundamental cuidar bem da sua mente. Mergulhar em artes, cultura em geral ou quaisquer obras intelectuais ou criativas ajuda a ampliar seus horizontes e alimentar sua curiosidade.

O melhor de tudo é que fazer isso não significa gastar horrores. Os livros geralmente não custam mais do que alguns cafés ou cervejas - principalmente se você visitar uma biblioteca. As idas a museus (procure pelos dias gratuitos) também vão te dar novas perspectivas, além de serem um ótimo programa com amigos.

2. Como gastar com sabedoria pensando no futuro

Viver o presente é uma ótima maneira de encarar a vida, desde que isso não comprometa sua felicidade no futuro. Investir pensando no depois pode te dar a sensação de segurança que vai permitir explorar mais oportunidades - tanto hoje como amanhã.

Volte a estudar

Sua carreira está meio capenga? Então talvez seja hora de investir em um novo começo. Felizmente, tem um monte de cursos e recursos online que podem ajudar a aprimorar suas habilidades em qualquer área. 

Faça uma coisa de cada vez. Comece vendo o que há de graça na internet, depois adicione aos poucos novos elementos como livros, professores particulares ou cursos completos.

Invista na sua aposentadoria

É aquele clichê de sempre: pode parecer algo muito distante agora, mas quanto mais cedo você começar a economizar para a aposentadoria melhor. Ok, às vezes é difícil reservar uma parte da renda para isso. Mas nunca é caro demais se sentir financeiramente seguro. Começar a economizar dinheiro agora pode ajudar bastante nesse processo.

3. Como não gastar dinheiro "vivendo a vida"

Uma das melhores coisas para gastar dinheiro e se sentir feliz são as "experiências". Ou seja, viver a vida como você quiser, experimentando o que tiver vontade. Mas é aqui que muita gente quebra a cara.

As experiências são uma fonte constante de alegria. De acordo com Amit Kumar, professor assistente de marketing e psicologia da Universidade do Texas, em Austin, quando investimos dinheiro no tempo gasto em experiências e com entes queridos, em vez de coisas, nos sentimos mais gratos no geral. Além disso, as experiências ficam para sempre em nossas memórias e podem reforçar nossa conexão com as pessoas de que gostamos. Então pense assim: essa experiência vai atingir algum desses objetivos? Se sim, pode gastar.

4. Gaste mais com família e amigos próximos

Gastar dinheiro com pessoas importantes na sua vida é como se fosse um constante presente. Claro, você pode usar sua grana em roupas ou gadgets novos para você, mas ver a expressão no rosto de uma pessoa querida quando você dá algo que ela sempre quis é simplesmente impagável. A generosidade não beneficia só os outros, mas também libera na gente uma dose de endorfina, nos deixando mais felizes em um sentido profundo. 

A dica é: presentes para entes queridos não precisam ser caros. Às vezes, uma lembrancinha de uma loja simples pode significar muito mais do que um smartphone novo. Quando se trata de amigos e familiares, é realmente a intenção que conta.

5. Gaste mais com outras pessoas no geral

Por falar em presentes, gastar com causas em que você acredita pode ser uma experiência profundamente enriquecedora. Doar para organizações de caridade ou ONGs que fazem a diferença pode fazer você se sentir uma pessoa mais engajada. Além disso, você vai estar contribuindo para tornar o mundo um pouco melhor - o que, por sua vez, o torna uma pessoa mais feliz. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Harvard Business School, os pesquisadores descobriram que quando os participantes davam dinheiro a outra pessoa em vez de gastá-lo com eles mesmos, eles se sentiam mais felizes no geral. Vale a pena tentar, não?

Mais lidas