Como usar os cartões virtuais N26 pra organizar suas finanças

Praticidade, segurança e maior controle são só algumas das vantagens de usar vários cartões virtuais ao mesmo tempo. Mas tem que ter planejamento, claro

26 de janeiro de 2023

Redação N26

Cartões virtuais da N26

Hoje em dia é bem fácil ter pelo menos um cartão virtual. Mas muita gente cria cartões virtuais só por criar, ou pra testar, sem pensar direito em como usar. Aí vai gastando, pagando com um e outro e, no final do mês, isso não ajuda muito.

Se usados com inteligência, os cartões de crédito virtuais podem ser uma das ferramentas mais práticas de fincare, organizando seus gastos do dia a dia. É por isso que a gente sempre fala pra você criar não só um Cartão Virtual N26, mas vários. 

Quer ver como funciona? Dá uma olhada. 

Pra que serve um cartão virtual

Os cartões virtuais são versões digitais de um Cartão N26 emitidas no nome da mesma pessoa. Eles ficam disponíveis no app e podem ser cadastrados pra compras em outros apps e sites como cartões de crédito normais - cada um tem 16 números de identificação, data de validade e código de segurança de três dígitos.

Então, na prática, um cartão virtual serve pra você ter uma forma de pagamento a mais na hora de escolher como gastar seu dinheiro. E é justamente essa escolha que pode fazer a diferença no seu controle de gastos.

Como criar cartões virtuais

Criando cartões virtuais pra gastos diferentes  

Todo mundo tem gastos fixos como aluguel, escola, luz. E também variáveis, mas recorrentes, como mercado, delivery de comida, app de transporte, compras eventuais de coisas pra você ou pra casa. Dá pra criar um Cartão N26 virtual pra cada uma dessas coisas. 

Entrando no app, no menu de cartões, e rolando pra baixo, você vai ver a opção de "Criar um cartão virtual". Aí pode escolher como quiser: "Streaming", "Comidinhas", "App de carro", "Compras online", etc. Com os dados de cada um, você pode ir nos apps ou sites que costuma fazer compras e cadastrar os respectivos cartões virtuais.

Só nisso você já tem duas vantagens. A primeira é segurança. Com uma forma de pagamento pra cada coisa e lugar, você cria uma camada de proteção, impedindo que eventuais falhas na segurança dos sites ou apps prejudiquem toda sua conta. Se precisar cancelar um deles, é só criar outro e cadastrar lá, sem ter a dor de cabeça de trocar tudo.        

A segunda vantagem é o controle de gastos. Aí  a coisa começa a ficar interessante.

Como agrupar os gastos de um cartão virtual

Controle seus gastos com cartões virtuais

A partir do momento que cada gasto tem um cartão pra chamar de seu, fica mais fácil perceber pra onde está indo seu dinheiro - e quanto você gasta com cada coisa.

Todos os gastos com cartões virtuais são unificados na fatura do seu Cartão N26. Mas entrando no menu de cartões do app e indo em "Ver detalhes da fatura" dá pra começar a brincar. 

Os "Lançamentos do mês" podem ser visualizados de dois jeitos: reunindo "Todos" em uma mesma lista, ou separando "Por grupos". Nessa segunda opção, você vê o valor total gasto no mês com cada cartão. E isso faz a diferença.

Digamos que você percebeu ao longo dos meses que triplicou os gastos com apps de transporte ou que manteve a mesma coisa com pedidos de comida. Isso mostra que, dentro do seu orçamento, precisa de um valor quase fixo pra gastar com comida, enquanto os valores com corridas estão fora de controle. 

Com mais informações sobre seus gastos, fica mais fácil tomar decisões no seu próximo planejamento financeiro. Você precisa tirar dinheiro de outro lugar pra cobrir os gastos variáveis e vai ter que priorizar esses gastos eventualmente. Mas sem surpresas. 

Que tal usar um cartão virtual para datas especiais?

Sempre falamos do Spaces como uma ferramenta de planejamento financeiro: você cria quantos quiser pra separar o dinheiro que quer gastar com o que quiser e vai se organizando. Mas acabamos de ver que também é possível organizar as compras com um Cartão N26 virtual - e isso funciona bem pra datas especiais.

Experimente criar um cartão só pra próxima Black Friday, por exemplo. Ou um pra viagem de feriado com os amigos. Toda vez que você usar esses cartões, os gastos vão sendo somados neles. Na hora de ver a fatura, é só agrupar por cartão pra saber quanto gastou com cada coisa.

Mais fácil de dividir, mais fácil de fazer contas, mais fácil de se planejar e cuidar do seu dinheiro.

Mais lidas