Como economizar com iFood

Como economizar com iFood e delivery de comida no geral?

21 de setembro de 2022

Redação N26

Sabe aqueles gastos pingadinhos ao longo do mês que, quando chega a fatura, viram um monte de dinheiro? Não é mágica, é falta de planejamento. Dá uma olhada em como evitar o descontrole financeiro na hora de pedir comida.

O drama é conhecido: você vai pedindo um lanche aqui, uma pizza ali e quando chega a fatura tem lá uma fortuna em comida. No fim do mês, aqueles pedidos com cupom de desconto acabam saindo caros. Mas como economizar com iFood, delivery e esse tipo de gasto picado com comida, fácil de sair do controle?

Tem jeito. A primeira coisa que você tem que fazer é se perguntar o seguinte:

Pedir comida é importante pra você?

Pensa no que leva você a pedir comida. Pode ser falta de tempo pra cozinhar, falta de prática ou simplesmente o prazer e a simplicidade que o delivery te proporciona. 

Seja qual for o motivo, saber disso é importante pra conseguir economizar. Como qualquer gasto, o dinheiro que vai pro delivery também pode e deve ser planejado. E seu planejamento vai depender de como você enxerga o ato de pedir comida em casa.

Cozinhando e economizando

Se você tem disposição pra cozinhar (mesmo que não saiba muito), vale tentar trocar pelo menos um pouco do delivery por pratos feitos em casa. Sim, essa dica é manjada. Mas funciona, viu? Pega um dia da semana e cozinha porções pra combinar: grãos, legumes, proteínas. Nesse post a gente dá algumas dicas de perfis de cozinha prática pra seguir.

Quer economizar ainda mais nisso? Fica de olho nos alimentos da estação. Saber quando "é época" de comprar alguma verdura ou legume pode te ajudar a pagar menos. Temos outro post só falando sobre isso no Instagram.

Pensando nos pedidos com antecedência 

Ter mais opções de comida preparada em casa também ajuda quem quer continuar pedindo iFood, mas precisa de mais controle. Se a geladeira tiver opções, você pode definir e saber antes em quais dias da semana e até mesmo em quais refeições quer pedir comida.

Outra saída é pensar em pedidos que também possam ser separados em porções e guardados. Alguns restaurantes já entregam nesse formato, seja com comidas congeladas ou marmitas que rendem bem.

Seja qual for a escolha, vale lembrar que o objetivo do planejamento é se controlar naquele momento de abrir o app de delivery sem saber o que quer comer. Essa é a hora que a gente gasta sem perceber.

Usando cartões virtuais pra organizar tudo

Ok, você curte muito pedir comida e ainda não consegue se planejar direito. Então sua solução pra economizar com delivery pode começar por uma coisa um pouco mais prática. 

Já usa cartões virtuais? Se você criar um só pra iFood e Rappi, por exemplo, e cadastrá-lo nos apps, vai centralizar todos os gastos com comida em uma única fonte. Isso facilita muito na hora de saber quanto está gastando com alguma coisa.

Conhecer seus gastos é o primeiro passo pra fazer um planejamento pessoal e começar a economizar dinheiro. 

Economizando com delivery usando Spaces

Outra solução prática é criar um space só pra pedir comida. Pode chamar como quiser: "iFood", "Delivery", "Lanchos". A ideia é colocar ali o dinheiro que você quer gastar com comida durante um mês (ou algum período menor, se preferir). Vai usando e gastando até acabar. Acabou? Paciência. Mês que vem tem mais.

É uma opção que ajuda a exercitar o controle e os limites dum jeito mais brusco, mas não deixa de ser um planejamento. Tem jeito.

Mais lidas