Como economizar dinheiro com Uber

Como economizar com Uber e apps de transporte?

22 de setembro de 2022

Redação N26

Você atrasa um dia, chama um Uber. Sai tarde no outro e já abre o app pra ver se tem motorista. No fim do mês, aquelas corridas de R$20 viram uma pequena fortuna. Dá pra economizar? Sim.

Lembra quando corrida de Uber era barata? Faz tempo, né? Hoje o preço subiu, mas ainda é um gasto que a maioria das pessoas encara. O problema é que, no fim do mês, aquelas corridas de R$20 viram uma pequena fortuna. E você nem viu. Mas como economizar com Uber e apps de transporte?

Como todo gasto (contas, mercado, academia, etc), esses mais picados também precisam de planejamento, atenção e cuidado. Faz parte do seu fincare não perder o controle em coisas “pequenas” - o iFood entra aqui também, já falamos disso.

E, pra estar no controle, vale pensar em algumas coisas.

Ir de Uber é uma escolha

Tem gente que troca ter um carro por usar só app de transporte. Tem gente que troca o ônibus pelo motorista compartilhado. Essas pessoas fizeram uma escolha. Mas quem se atrasa pra sair de casa ou fica até tarde na rua e chama um Uber também está fazendo uma escolha, seja por mais tempo, seja por mais segurança. 

Escolher gastar com isso faz parte da vida. No jeito fincare de ver as coisas, a gente chama isso de priorizar. Você prioriza um gasto em relação a outro (o Uber em vez do transporte público, por exemplo) porque isso facilita sua vida, faz mais sentido. Você se conhece e sabe que economiza em outras coisas se precisar. Isso é priorizar. É estar no controle.

Mas não dá pra priorizar sem se planejar, né? Quando a gente se conhece e sabe o que é mais importante, fica mais fácil escolher onde queremos gastar nosso dinheiro. Vamos te ajudar com isso. 

Se planejando pra gastar (ou não) com Uber

Tá, você quer economizar com Uber e apps de transporte, mas não sabe como começar. Tem alguns passos que podem ajudar no seu planejamento financeiro.

1. Calcule seu tempo

O seu tempo, as horas do seu dia, valem literalmente dinheiro - aqui nesse post do nosso Instagram a gente ajuda a calcular exatamente quanto. Mas não só isso. Valem saúde também, valem paz de espírito e tranquilidade mental.

Por isso, é importante calcular o tempo que você leva pra fazer as coisas - inclusive se deslocar por aí. É um tempo que te obriga a apelar pro automóvel ou pode ser gasto no transporte público? Caminhada e bicicleta são possíveis? Saber antes quanto tempo você quer gastar em deslocamento é fundamental pra priorizar ou não o gasto com um motorista.

2. Saiba suas opções

Mesmo ao escolher chamar um motorista você ainda consegue se planejar. Que horas você costuma precisar disso? É um bom horário pra pedir? 

Aplicativos diferentes vão te dar preços (e tempos) distintos. E alguns deles oferecem serviços como assinaturas ou agendamentos com desconto - o que pode valer a pena se você já estiver considerando a possibilidade antes da hora.

Vale ter em mente a dica de ouro do planejamento. Decidir em cima da hora vai sempre aumentar o risco de pagar mais caro em qualquer coisa. 

3. Use cartões virtuais

Um jeito mais prático de controlar esse tipo de despesa é com cartões virtuais. Se você cadastrar um só pra apps de transporte, por exemplo, consegue centralizar todos os gastos com isso em um único lugar. Aí pode ir checando quanto já foi pago e se planejando pro resto do mês ou pro próximo. 

Separar cada gasto e poder olhar para eles como peças de um jogo é um ótimo jeito de começar a priorizar.

Economizando com Uber usando Spaces

Outra ferramenta prática que pode ajudar na hora de economizar dinheiro com Uber e apps de transporte é o Spaces. Vamos supor que você já olhou pros seus gastos e decidiu priorizar o Uber no mês que vem. Dá pra criar um space “Uber” e colocar lá o valor que você quer gastar. Quando acabar, acabou. 

É uma forma brusca de controlar gastos, mas pode ajudar a economizar. E com certeza te ajuda a ter mais tranquilidade sabendo que o dinheiro não some do nada.

Mais lidas