Como usar Spaces

Como usar o Spaces pra organizar o seu dinheiro

11 de agosto de 2022

Redação N26

Seja pra separar os gastos do mês, seja pra juntar o dinheiro pros planos futuros, usar Spaces pode facilitar na sua organização financeira. Veja alguns exemplos práticos.

Você sabia que o cérebro humano faz, sozinho, um negócio chamado contabilidade mental? Isso quer dizer que ele separa o dinheiro que você gasta por ordem de importância. Ele sabe que o dinheiro que vai pro aluguel é mais importante do que o que pode ser gasto em delivery, por exemplo. Por isso você acaba gastando mais “fácil” com comida, sem pensar direito, do que com coisas maiores que podem comprometer o aluguel. Loucura, né? Mas imagina poder aplicar isso de um jeito prático no dia a dia, com mais controle e direto na sua conta? Aqui na N26 a gente chama isso de Spaces.

O que é Spaces e como funciona

Spaces é a ferramenta mais popular da N26. Criada na Europa em 2018, ela serve pra, basicamente, ser um jeito mais prático e menos engessado do que uma poupança ou um investimento pra poder separar, organizar e guardar dinheiro.

Imagine cada space como um "espaço" pra você colocar parte do seu dinheiro, criando uma divisão dentro da sua conta principal. Como dá pra ter vários, esses espaços funcionam como subcontas, que podem ser criadas para qualquer função ou objetivo. 

Além de criar e apagar, mexer o dinheiro entre eles também é fácil. No app, dá pra movimentar qualquer valor entre um space e outro só segurando o dedo e arrastando (o famoso drag and drop, como chamam lá fora).

Ah, e o dinheiro rende 100% do CDI dentro dos spaces, tá? Diariamente.

Organizando seu dinheiro com Spaces

Tudo legal, tudo bonito, mas como que usa na prática, hein? Depende do que você quer fazer. Tem quem prefira criar spaces pros gastos regulares, por exemplo. Tem também quem use os seus pensando em planos futuros. E ainda quem combina as duas coisas. 

Organizando gastos regulares com Spaces

Imagine que você quer separar o dinheiro pra fazer mercado todo mês. Ou o valor das contas fixas (aluguel, internet, condomínio, luz, gás, etc.). Um space pra cada uma dessas coisas garante que o dinheiro não vai ser usado num churrasco ou nos drinks no fim de semana - você pode criar também um space só pra sair. 

Controlando gastos com Spaces

Pense num Space iFood em que você coloca determinado valor todo mês. Aquele é seu limite para gastar pedindo comida. Se acabou, acabou. Um space pode ser uma forma de controlar os gastos e criar limites dentro do seu orçamento. Até porque dá pra gastar o dinheiro sem culpa com várias coisas, nem tudo é sobre guardar.

Fazendo planos com Spaces

Se você gosta de se adiantar e ir juntando os grãos pra conseguir cumprir algum objetivo de vida, ter um space pra isso também pode ajudar. Dá pra criar um só pra viagem de final de ano, por exemplo. Tem bônus vindo no trabalho? Um space de casa nova pode receber esse valor. Quer viajar pra ver a Copa do Mundo no país-sede? Cria um. Os spaces servem para isso. Em cada espaço, você coloca quanto quiser - e quando puder.

Mais lidas