O que é fincare

O que é fincare?

9 de agosto de 2022

Redação N26

A N26 é uma Fincare (a primeira do Brasil). Mas fincare também é cuidar de dinheiro. Entenda as diferenças entre os significados - e como fazer o seu.

O que é fincare? Já leu isso por aí? Ouviu alguém falando? Se você acompanha a N26 nas redes ou deu uma olhada no nosso site, deve ter esbarrado na palavra. Mas sabe o que é isso?

Essa palavra gringa parece diferente, mas quer dizer algo que você já meio que conhece. Até porque fincare tem dois significados que se completam. E nenhum deles é difícil de entender. Então vamos ver cada um.

Fincare é a prática de cuidar de dinheiro

Esse é o primeiro significado de fincare. O hábito de cuidar de dinheiro, a prática cotidiana de pensar em dinheiro pra se organizar (e se virar).

Se você tem uma planilha de gastos, divide o dinheiro em diferentes contas pra ele render mais, separa o que quer gastar com tal coisa por mês e tenta economizar um dinheiro, ou simplesmente se cuida pra não gastar mais do que pode pagar, você pratica fincare de certa forma.

Só que, por ser um hábito, pra ser fincare meeesmo tem que fazer regularmente. Uma rotina de cuidados. Tipo skincare, só que pro seu dinheiro.

Tá, mas será que eu consigo fazer fincare?

Claro que sim, fincare é pra todo mundo. Pode até parecer difícil lendo assim, mas vai ficando mais simples com a prática. Desde que você saiba o que fazer. 

A sua rotina vai depender de quem é você e do que você quer. Isso passa por se conhecer, óbvio. Dinheiro te traz felicidade ou estresse? É um assunto sobre o qual você fala bastante ou prefere deixar quieto pra fingir que não existe? Você sabe onde o calo aperta todo mês - e por quê? O que te estimula a guardar ou separar uma parte do seu dinheiro?

Vamos passar juntos por todas essas perguntas - e outras mais. A ideia é ajudar você a priorizar os gastos de acordo com o que é mais importante pra sua vida. E dar as ferramentas pra você se organizar gastando com o que precisa e comprando o que quer. Parece muito? Relaxa, estamos aqui. 

A N26 também é uma Fincare

É aí que entra o segundo significado de fincare - lembra do começo do texto? Fincare é uma nova categoria de fintech, criada e inaugurada pela gente no Brasil. Não tem nem lá fora, estamos lançando aqui. 

Pensa assim. Fintech é o nome que dão pra empresas que misturam finanças e tecnologia, tipo os bancos digitais. Mas a gente quer ajudar você com seus cuidados financeiros. Daí o nome: em inglês, Fin vem de finanças e care, de cuidado.

É por isso que a gente existe aqui. Não é só um lugar pra você botar e mexer seu dinheiro, é uma ferramenta pra te ajudar a cuidar e ter uma relação melhor com ele. O N Cuidados, nosso blog, faz parte disso. E vamos falar bastante de fincare por aqui.

Mais lidas