O que é o golpe das passagens aéreas (e como se livrar dele)

Novo na praça, o golpe das passagens aéreas faz suas vítimas aproveitando uma paixão comum a muita gente: viajar. Veja como fugir dele na hora de organizar suas viagens

20 de março de 2023

Redação N26

Golpe das passagens aéreas

Tem muita gente querendo tirar dinheiro de você. Basta sair de casa ou fazer uma compra pra correr o risco de cair no golpe do Pix, por exemplo. Agora, vale ficar de olho também em outro esquema criminoso: o golpe das passagens aéreas.

Ele afeta quem gosta de viajar e tenta sempre pagar o menor valor possível na passagem. Se você se identifica com isso ou conhece alguém organizando uma viagem, atenção.

O que é e como funciona o golpe das passagens aéreas

Esse golpe acontece quando uma pessoa física finge ser uma agência de viagens. Com um nome falso e uma conta pessoal, ela vende “pacotes” turísticos ou passagens de avião a preços tentadores. Pacotes e passagens que, claro, não existem.

Funciona assim. O golpista geralmente abre uma conta pessoal em um banco e altera o nome pro de uma agência fictícia. “América Viagens”, por exemplo. Aí, passa a abordar possíveis clientes com valores vantajosos. Enquanto oferece os produtos, ele simula a compra no site de uma agência ou companhia aérea real para comparar os preços. Chega até a fazer a reserva no nome da vítima.

Encantada pelo “desconto” e confiando na reserva, a vítima fecha a viagem e transfere o dinheiro via Pix para a conta do golpista. Confirmado o pagamento, ele informa o código da reserva. É aí que vem o golpe. Alguns minutos depois da conversa, o golpista some, a reserva é cancelada e a vítima fica sem o dinheiro.

Como evitar cair nele

Percebeu como funciona, né? O golpista usa uma conta de pessoa física, não o de uma empresa. Consequentemente, não há CNPJ nem conta PJ.

É assim que você evita cair nesse tipo de golpe. Na hora da transferência, sempre confira se a conta é de uma pessoa física (se for, terá um CPF cadastrado) ou de uma pessoa jurídica (nesse caso, terá um CNPJ cadastrado).

Sempre que você achar que está transferindo dinheiro para uma empresa e ver que apareceu um CPF nos dados da conta, desconfie. É golpe. 

Aqui na N26 nós não oferecemos conta de pessoa jurídica. Ou seja, se vir uma Conta N26 com nome de empresa, pode denunciar. É só entrar em contato com qualquer um dos números ou emails que estão no rodapé desta página.

Caí no golpe, e agora?

Bom, o primeiro passo ao perceber que você caiu no golpe das passagens aéreas é ter calma, ok? Tire print de toda a conversa que teve com o golpista, incluindo as informações da conta que ele passou e os comprovantes.

Com isso em mãos, entre em contato imediatamente com a instituição financeira que recebeu sua transferência e explique o que aconteceu. Veja qual o caminho certo pra enviar a eles os prints e comprovantes.

Mais lidas