Agenda de Fincare, nosso planejamento financeiro semanal

Planejamento semanal, um bom jeito de começar a cuidar de dinheiro

23 de setembro de 2022

Redação N26

Do mesmo jeito que correr 5km é mais fácil do que correr uma maratona, começar a cuidar do seu dinheiro com um planejamento de sete dias é mais fácil do que já colocar um ano inteiro no papel

Priorizar seus gastos e economias, deixando tudo organizado, é importante se você quer cuidar do seu dinheiro. Mas só de pensar em planejamento muita gente já desanima. Calma, tem jeito, Já pensou em começar com algo mais fácil, tipo um planejamento financeiro semanal?

Essa versão menor do planejamento financeiro tradicional (que costuma ser mensal, semestral ou anual) pode ajudar bastante na organização das contas do dia a dia. Mas também funciona como um exercício de autoconhecimento Você escolhe o que é mais importante e urgente para você - e, pra isso, precisa saber o que quer.

Então vamos por partes.

O que é um planejamento financeiro

Planejamento financeiro é, basicamente, um plano do que você precisa e quer fazer com o seu dinheiro. Ele considera o presente (seus gastos e rendas atuais, por exemplo) e se projeta para o futuro (onde você quer chegar daqui a certo tempo).

Não é só pra quem tem grana, viu? De fato, quem tem pouco dinheiro na conta ou gasta tudo (ou quase tudo) o que ganha precisa mais ainda de um planejamento financeiro. Ter um plano protege você de uma fase ruim, ajuda a pagar dívidas e a economizar pra qualquer objetivo.

Por que fazer isso toda semana?

Toda rotina tem que começar de algum lugar, né? E correr 5km é mais fácil do que correr uma maratona. O mesmo vale pra cuidar de dinheiro.

Um planejamento financeiro semanal permite que você olhe pra um período mais curto de tempo. Partindo do seu dia a dia, você pensa  em quanto dinheiro precisa gastar durante sua semana. 

Cada semana tem eventos diferentes da outra (uma consulta, mercado, um happy hour), mas ao mesmo tempo uma regularidade se mantém. Então ainda é uma forma de testar, com interferências controladas, sua capacidade de organização.. 

Como fazer um planejamento financeiro semanal

Temos uma versão de planejamento semanal chamada Agenda de Fincare. Ela foi enviada pros nossos primeiros clientes, em uma edição exclusiva. Mas você pode fazer o download clicando abaixo:

Baixe a Agenda de Fincare

Monte seu planejamento financeiro semanal usando nosso modelo, a Agenda de Fincare.

Use nosso modelo (ou monte a sua agenda) com os seguintes passos:

Montando a base do seu planejamento

  1. Anote quanto você ganha no mês. Alô, autônomo: estime o valor e deixe uma parte para a pessoa jurídica (PJ).
  2. Some os gastos inegociáveis do mês, tipo conta de luz e aluguel (vale criar um ,, pra eles no app). Alô, autônomo: separe os gastos PJ dos seus gastos pessoais.
  3. Faça o cálculo para descobrir quanto você pode gastar por semana com o que quiser: (total que você ganha no mês - gastos inegociáveis)/4.

Ajustando semanalmente

  1. Anote o mês, a semana, o valor disponível para a semana e a soma dos gastos das semanas anteriores do mês atual.
  2. Ajuste o valor que tem para a semana: desconte (ou some) quanto você gastou a mais (ou a menos) na semana anterior.
  3. Nos spaces da folha, escreva as metas que colocou nos seus spaces do app N26.
  4. Nos spaces da folha, anote o que você quer comprar, para o que você quer separar dinheiro (vale ler mais sobre ,, e o valor de cada item.
  5. Numere cada item no quadrado ao lado deles, conforme sua prioridade. Risque quando realizar.
  6. Escreva quanto você quer gastar com cada space na semana, sem deixar a soma deles ultrapassar o total que você tem para a semana. 
  7. No app da N26, divida o dinheiro nos seus spaces conforme você calculou gastar com cada um (não esqueça dos gastos inegociáveis).
  8. No final da semana, anote quanto você gastou com cada space e se tudo ficou dentro do planejado (se extrapolou um pouco, compense na próxima semana).

Se gostou desse método, repita toda semana numa nova folha.

Se não funcionou para você, tudo bem :) Continue buscando a melhor maneira de priorizar seus gastos. Temos algumas dicas aqui no N Cuidados.

Mais lidas