Entender isso é um bom primeiro passo para fazer controle de gastos sem precisar usar quase nenhum recurso. Pense assim: o dinheiro da timeline é, de fato, aquele que você ganhou ou perdeu; o dinheiro da fatura é aquele que você prometeu pagar no dia do próximo vencimento.
Use a timeline na hora de considerar os gastos do mês para fazer contas - ou preencher uma planilha se você for dessas pessoas. Com uma visualização de compras rápida e clara, dá pra ver onde o dinheiro foi gasto só de bater o olho. Procure e ache rapidamente quanto você gastou quando comeu aquele lanche ou comprou aquela roupa.
Fazendo isso, você entende um pouco dos seus padrões de consumo. Muitas compras feitas no mesmo lugar com frequência recorrente podem significar que você tem um gasto fixo do qual nem desconfiava.
Ter consciência desse tipo de informação sobre seu próprio dinheiro é essencial pra que seu fincare seja bem feito.
Ah, e se você quiser dar o próximo passo na organização, experimente criar cartões virtuais. Eles ajudam a separar e identificar ainda melhor seus gastos, aumentando o controle e melhorando seu planejamento financeiro.